quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Estudo do Entorno


O terreno escolhido para a implantação de uma habitação coletiva verticalizada está situado no bairro Saraiva, que é delimitado por duas importantes vias da cidade: à leste a avenida João Naves de Ávila e à oeste a avenida Rondon Pacheco.


O terreno do bairro foi determinado pelo zoneamento da cidade como ZONA RESIDENCIAL 2. E é margeado por uma das duas vias especiais do bairro Saraiva, a avenida Alexandre Ribeiro Guimarães.




Parte do bairro, principalmente nas proximidades do terreno, há um número considerável de edifícios de apartamentos. A imagem a seguir ilustra a densidade:


Acessos

O bairro faz a interligação entre bairros importantes da cidade, por isso algumas das suas vias possuem um fluxo intenso de veículos e pessoas. Assim, a situação do terreno é de fácil acesso.

O acesso ao terreno e também ao bairro pode ser consolidado pela avenida Nicodemos Alves dos Santos, para quem vem do Centro, pela rua Carrijos, que faz ligação com a avenida Rondon Pacheco, pela rua Tapuios, de quem vem da avenida João Naves de Ávila.

Localização


Pode-se considerar que o terreno se situa no centro do bairro, especificamente no encontro das vias Armando Lombardi e Alexandre Ribeiro Guimarães.

Fotos do terreno e entorno


Rua Armando Lombardi


Avenida Alexandre Ribeiro Guimarães






A topografia


Ventilação/Iluminação


Do Projeto

Para definir as metragens aproximadas, e a relação da implantação do projeto com o terreno, foram estudados os ambientes de cada apartamento e suas metragens.


O projeto visa atender às pessoas que possuem algum tipo de deficiência física, por isso todos os apartamentos serão projetados com dimensões especiais. Assim, o edifício permitirá uma inclusão social dessa parte da população, que não é pouca quando comparada ao tamanho do território brasileiro. Dessa forma, aqueles que não possuem deficiência de mobilidade desfrutarão de um espaço amplo nas atividades domésticas.


O projeto será desenvolvido à base de módulos de 1,5x1,5m; 1,5x0,3m; 0,3x0,3m; O maior módulo foi criado com baseado na medida do diâmetro que o cadeirante precisa para fazer o giro completo da cadeira de rodas.

A idéia de inclusão social também está inserida quando o projeto possibilita uma flexibilidade dos perfis dos moradores que habitarão o edifício.



Inicialmente, o sistema construtivo adotado será de estrutura metálica e os materiais utilizados para a vedação, principalmente, será concreto aparente, madeira e vidro.








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